quinta-feira, 29 de setembro de 2011 | By: Jorge Mitidiero

Secretaria de Saúde e Higiene participa do mês Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama



Durante o mês outubro nós da Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, faremos parte do Outubro Rosa que é um mês dedicado a prevenção e combate ao Câncer de Mama. Neste período a Saúde, juntamente com a Osspub, fará 1800 mamografia em esquema de mutirão na cidade.

A decisão para a realização do mutirão partiu da própria secretaria, visto que esses exames eram feitos pelo Estado, mas há três anos o mesmo não mais realiza. Temos uma lista de mulheres que esperam a mamografia e nós pela primeira vez vamos realizar este exames por nossa conta.

A realização dos exames começam nesta segunda-feira das 8h às 18h no Hospital e Maternidade São Lucas e serão atendidas mulheres que estejam agendadas e com o pedido médico.

Além disso, a Secretaria irá reforçar a prevenção com a ida das pacientes ao médico, pois a prevenção é a melhor forma de combater o Câncer. Para tanto será distribuídos nos Postos de Saúde, Hospital e locais públicos cartazes e folhetos explicativos sobre a campanha feita pela Saúde da Estância.

Com isso damos mais um passo para a melhoria do nosso atendimento, principalmente para o Universo Feminino.

O que é o Outubro Rosa?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou em um mês de Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Não demorou muito a data se tornou conhecida no mundo todo.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011 | By: Jorge Mitidiero

Jardim Valentina é mais uma unidade com o Programa Saúde da Família



Teve início essa semana na Unidade Básica de Saúde do Jardim Valentina o Programa Saúde da Família. Mais uma equipe de Agentes de Saúde, junto com médico, enfermeira, técnicas de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal, começam a atender no bairro.

Com o início do Programa Viver com Saúde no Valentina, já são três unidades que tem o programa. Jardim Caçula e Quarta Divisão foram as duas primeiras a iniciar.

“Estive na última semana em uma reunião com os moradores, onde explicamos como irá funcionar o serviço a partir de agora na unidade. Neste encontro que precedeu o atendimento da unidade foram tiradas dúvidas dos moradores e também foi apresentada a equipe de trabalho para os mesmos”, contou o secretário de Saúde Dr. Jorge Mitidiero.

Durante as duas palestras que aconteceram no bairro, o secretário anunciou que foi dado parecer favorável pelo Governo Federal a construção da nova unidade de Saúde do bairro, que será feita pelo PAC 2.

Enquanto o bairro não ganha uma nova unidade, a atual, que é alugada, passará por uma reforma, que irá melhorar os acessos e o atendimento no prédio hoje utilizado pela população. 

As próximas unidades que receberão o programa são a do Ouro Fino e da Vila Sueli, onde as inscrições para os Agentes de Saúde já começaram e irão até a próxima sexta-feira (30/09).  
sexta-feira, 23 de setembro de 2011 | By: Jorge Mitidiero

Secretaria de Saúde abre concurso para Agentes de Saúde para Ouro Fino e Vila Sueli até o dia 30



A partir desta segunda-feira até o dia 30 a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, abre mais um concurso público para Agente de Saúde do Programa Saúde da Família, que na cidade é conhecido como Programa Viver com Saúde, organizado pela Osspub. Desta vez as vagas são para Ouro Fino e Vila Sueli.

Confira o edital completo:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ABERTURA DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE CONFORME LEI MUNICIPAL Nº 5.409 DE 17/05/2010.

A PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES, PROCESSO SELETIVO 02/2011 DA SECRETARIA DE SAÚDE E HIGIENE torna-se publica a quem possa interessar o processo seletivo para contratação de 15 vagas efetivas e 20 vagas reservas para Agente Comunitário de Saúde para prestar serviços junto a Equipe Saúde da Família nas Unidades de Saúde da Família do Ouro Fino Paulista e da Vila Sueli sob responsabilidade da Secretaria de Saúde e Higiene. O contrato será POR PERIODO INDETERMINADO, REGIDO SOB ÉGIDE DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT).
As Atribuições do Cargo: participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação; realizar o cuidado em saúde da população adscrita; realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local; garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória; proporcionar atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe; promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da SMS; garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica (SIAB); participar das atividades de educação permanente; realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais.
O salário por 40 horas /semanal será de R$714,00 (Setecentos e quatorze reais).
A inscrição ocorrerá dos dias 26 ao dia 30 de setembro de 2011, das 07h00 as 16h00 horas nas Unidades Básicas de Saúde: UBS Ouro Fino Paulista e UBS Vila Sueli.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
UBS Ouro Fino Paulista nos Bairros: 1-Jardim Rancho Alegre e Casa Branca; 2- Estância São Jorge, Vila Mary e  Jardim Bandeirantes; 3- Sítio Santa Helena, Aymoré e Sitio Pouso Alegre; 4- Estância Santista, Califórnia, Novo Ouro Fino, S.D. Avelino Siqueira, Sítio Nardelli e     Parque Pouso Alegre; 5- Vila Ouro Fino, Jardim Siqueira e Vila Iara; 6- Itrapoã, Sítio Bela Vista, Sítio Campinha, S.D. Nabuo Yamamoto e Sítio Santana; 7- Jardim Sol Nascente e Parque Ouro Fino; 8- Jardim Aprazível, Chácara das Flores e  KM 04; 9- Soma Vila Luzitânia, Pereira Barreto e Jardim Santista; 10- Casa Vermelha, Estância Alto da Serra e Sítio Casa Vermelha;
UBS Vila Sueli nos bairros: 1- Jardim Celso e Jardim Santa Elisa; 2- Jardim São Manoel e Vila Sueli; 3- Recanto Alegre e Jardim Santa Inês; 4- Jardim Mirante.

Inscrição presencial
Os interessados deverão comparecer pessoalmente para inscrição nas respectivas unidades, portando os seguintes documentos:
- comprovante de residência em nome do candidato, devendo morar na área onde irá atuar a pelo menos 02 (DOIS) anos.
-RG.
-CPF.
-Não será cobrado taxa de inscrição.
-Ter mais de 18 anos.
-Possuir o ensino fundamental completo.

Critério de seleção publica
1-Será realizado em 2 etapas: 1º prova objetiva ,2º conclusão do  curso introdutório de forma inicial e continuada (100% de freqüência  e avaliação);
 2- Provas objetivas com 25 questões, abordando conhecimentos específicos do Programa de Agente comunitário de Saúde, Língua Portuguesa e Matemática.
3- Participarão do introdutório os candidatos que obtiver 50% de acerto na prova objetiva.
5- O não comparecimento a uma das etapas de seleção automaticamente será eliminado.
6-Não haverá segunda chamada para prova.
7-Se houver empate será utilizado o seguinte critério: melhor nota na prova objetiva de conhecimentos específicos, se permanecerem o empate o candidato de maior idade terá a preferência.
8- A data da Prova escrita será dia 09 do mês de outubro de 2011 as 08:00 hs. no Conjunto Educacional Municipal  Eng. Carlos Rohm situado na Rua Primeiro de Maio nº170, Jardim Itacolomy .
9- O local e horário das provas será divulgado na Unidade Básica de Saúde onde foi realizado as Inscrições, no Jornal ABC Repórter e no Site da Prefeitura.
10- A lista dos aprovados na primeira fase do processo estará disponível no dia 11 de outubro de 2011 juntamente com a data e local do Curso Introdutório (2ªfase) no Local da Inscrição, Jornal ABC Repórter e no site da Prefeitura.
11- A lista final dos aprovados será fixada no local de inscrição, Jornal ABC Repórter e no Site da Prefeitura.

Drº Jorge Luis Mitidiero Bussamra - Secretário de Saúde

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Prova Objetiva
Língua portuguesa
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase.
Noções de matemática
Números inteiros: operações e propriedades. Porcentagem. Regra de três simples. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.
Conhecimentos específicos para Agente de Comunitário de Saúde:
• Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes;
• Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde;
• Conhecimentos geográficos da área/região/município de atuação;
• Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos;
• Interpretação demográfica;
• Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência;
• Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado,
satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, outros;
• Promoção da saúde: conceitos e estratégias; 
terça-feira, 13 de setembro de 2011 | By: Jorge Mitidiero

ESCLARECIMENTOS DA SECRETARIA DE SAÚDE E HIGIENE DE RIBEIRÃO PIRES SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL



Em 2010 o Ministério da Saúde utilizou pela primeira vez em todo o território nacional uma nova vacina de melhor qualidade que a anteriormente utilizada,  produzida pelo laboratório Biovet. No entanto, a vacinação foi suspensa inicialmente no Estado de São Paulo e posteriormente em todo o território nacional, devido ocorrência de reações adversas com incidência maior que comumente observada. As reações adversas podem se manifestar por dor no local da aplicação, febre e inchaço, dificuldade locomotora e sinais de agressividade devido ao mal estar manifestado pelo animal. Porém, em 2010, houve quadros mais graves com vômitos, ataxia, paresias, paralisias e inclusive óbitos, sendo os primeiros registros no município de São Paulo e Guarulhos, principalmente em cães pequenos e gatos.
 É necessário considerar alguns fatores que predispõem os animais a apresentarem tais reações:
. Stresse a que são submetidos por ocasião da vacinação
. A administração da vacina em pontos diferentes dos indicados
.O estado de saúde dos animais que, ao receberem a aplicação da vacina, não podem apresentar sinais de doenças infecto-contagiosas e depressoras do sistema imune.
Após a suspensão da vacinação em 2010, técnicos responsáveis pelo registro e controle do produto recolheram amostras de vacinas para novas análises, cujos resultados ainda não foram divulgados, sendo que persistem várias indagações quanto à associação causal entre os componentes da vacina (adjuvantes, conservantes ou outros) e os eventos adversos temporalmente associados à aplicação.
Em 2010, Ribeirão Pires iniciou a campanha no dia 10 de agosto e quando foi interrompida no dia 19, já haviam sido vacinados 5.995 cães e 501 gatos com registro de 05 casos (0,007%) de reações adversas (03 cães de porte pequeno e 02 gatos) sendo que apenas um dos gatos inspirou maiores cuidados. Não houve registro de óbitos no município.
Para 2011, o laboratório responsável pela produção previu o início da entrega de vacinas ao Ministério da Saúde para maio, porém foram priorizados os estados do nordeste onde ainda persiste a transmissão de raiva humana por mordeduras de cães. O Estado de São Paulo ficou para uma segunda fase uma vez que, o último caso de raiva humana transmitida por cão foi em 1997 e o último caso de raiva em cão em 1998, o que mostra um perfil epidemiológico de relativo controle. Porém, o secretário de Saúde, Dr. Jorge Mitidiero ressalta a importância de manter os cães e gatos vacinados contra raiva, visto que a raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes, com letalidade de aproximadamente 100%.
No aguardo de informações mais precisas do Ministério da Saúde para o planejamento de sua campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires informa que a campanha de vacinação contra raiva, tradicionalmente realizada no mês de agosto, não tem ainda data prevista para 2011.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011 | By: Jorge Mitidiero

Secretaria de Saúde realiza mais uma audiência do Programa Saúde da Família



Na manhã de hoje a Secretaria de Saúde, juntamente com a Osspub, realizou mais uma Audiência Pública sobre o Programa Saúde da Família. Desta vez a palestra foi no Jardim Valentina, na Paróquia Imaculada Conceição, pois o bairro a partir deste mês é mais um a integrar o programa.

Membros da comunidade local ouviram dos representantes da Secretaria e Osspub como será a implantação do PSF, assim como já foi feito nos bairros Jardim Caçula e Quarta Divisão.

No próximo dia 22, acontece mais um audiência no bairro, desta vez na própria UBS, onde também será apresentada a equipe do PSF que irá trabalhar o bairro.